Comemora-se o Dia do Professor ( e da professora, já agora...) e , por isso e porque me pareceu importante o discurso de Cavaco Silva, deixo aqui algumas reflexões sobre a relação entre Família e Escola.
O ser humano tem no seu desenvolvimento duas Instituições de referência: a família e a escola. Torna-se necessário, portanto, tratar cuidadosamente a articulação entre ambas : é o mínimo exigido por respeito à pessoa cuja educação ambas partilham ao longo de um larguíssimo período de tempo.
Em Portugal, esta questão põe-se ainda com maior pertinência dada a numerosa presença de emigrantes quer dos países do Leste europeu quer dos Palop.
Como se pode ler em "Early Childhood Digest" existem benefícios tanto para a escola como para a família: "Los maestros necesitan saber algo sobre la família, la lengua y cultura de los niños y niñas para ayurdales a aprender(...) .Los padres y madres se benefician porque aprenden más de lo que ocurre en la escuela y pueden animar a los niños a aprender en casa".
Deve-se ter em conta neste trabalho interactivo , segundo Jane Powell e Di Hart, os aspectos seguintes:
- As necessidades de desevolvimento da criança/adolescente
-A capacidade dos pais ou substitutos para responder a essas necessidades
-O impacto da família alargada e dos factores contextuais.
Os mesmos autores ainda defendem ser importante considerar:
«Abandono psicológico
«Mudanças Habitacionais, principalmente se frequentes
«História infantil dos pais
«Condições laborais dos pais
«Dificuldades de relação
«Falta de informação/aproveitamento dos recursos disponíveis
«Estruturação familiar deficiente
«Problemas sociais
«Excesso/Precaridade de trabalho
«Pobreza
«Afectividade
Mas, citando em tradução livre " Early Childhood Digest" novamente, " a comunicação pode ser difícil, especialmente quando a família se sente incómoda na Escola, ou não fala bem a língua, ou se é oriunda de culturas diferentes da dos educadores e professores. Afortunadamente, tanto pais como educadores desenvolveram maneiras de facilitar a comunicação".
São algumas dessas estratégias facilitadoras de um relacionamento indispensável para todas as partes que aqui partilho.
Antes, porém, falarei sobre as condições básicas a que todas as famílias têm direito e que influenciam o seu desempenho:
...Rendimento suficiente e adequado
...Casa
...Cuidados de saúde
...Cuidado quotidiano das crianças/pessoas idosas
...Educação
...Espaços de lazer.
Vejamos, agora, as estratégias específicas e viáveis na interacção das duas instituições:
FAMÍLIA
-Falar com o/a professor/a
-Compartilhar os seus valores, religião e crenças
-Mostrar a sua cultura
-Informar-se sobre aulas (in)formais de línguas
-Associar-se a um programa ou actividade para pais na escola
-Trocar impressões com outras pessoas que passem mais tempo na escola
-Fazer com que vários elementos da família e/ou do círculo de amizades se relacionem com a escola
-Observar as suas crianças no meio escolar
-Telefonar para a escola
-Escrever um bilhete ao professor
-Oferecer-se para ajudar em casa
-Contactar alguém que compreenda o seu idioma.
ESCOLA
-Acreditar na importância de uma boa relação entre a família e a Escola
-Não estigmatizar nem a criança nem a família
-Evitar as críticas cruzadas, preferindo sugestões
-Promover um Programa de Educação Parental
-Possuir Centro de Apoio às Famílias
-Ter Programas de Visita a casa
-Desburocratizar ao máximo possível os contactos com os pais
-Solicitar a colaboração de familiares e respectivos amigos
-Auxiliar as famílias a utilizarem bem oa recursos sociais da comunidade
-Não solicitar a presença dos pais só quando existem problemas
-Estar aberta e disponível para contactos informais.
Como é óbvio, as dificuldades estarão sempre presentes nesta interacção e não existe rigorosamente nenhum milagre que evite os conflitos que lhe são inerentes.
O que se pretende é tão-só abrir horizontes numa matéria bem importante, cuja responsabilidade é de todas as pessoas relacionadas com a Educação. Evidentemente, este trabalho atravessa todo o sistema educativo, iniciando-se na Creche( 0 -3 anos).
Num país onde Catalina Pestana afirma a continuação de abusos sobre as crianças da Casa Pia e em que a Ministra da Educação diz ter perdido os professores, mas ganho os portugueses...toda a contribuição que possa salvaguardar a criança é importante, não?
Como escreveu Burbules:
" Uma atitude de respeito mútuo pode manter uma relação, apesar de grandes diferenças em saberes, valores e crenças".
Se este conceito tão simples fosse seguido, muito sofrimento, muita humilhação, muitas lágrimas se teriam evitado.
Bom fim-de-semana prolongado!
. NATAL